DICA PRÁTICA: Como se EXPRESSAR melhor | Neuro Persuasão por André Buric

DICA PRÁTICA: Como se EXPRESSAR melhor | Neuro Persuasão por André Buric
5 (100%) 294 votos

Muitas pessoas têm dificuldades na hora de se expressar. Manter uma conversa, fazer apresentações ou simplesmente expor uma ideia de forma clara e objetiva pode ser uma tarefa complicada para quem não está acostumado. No entanto, a boa comunicação e é uma habilidade que pode ser exercitada e existem certas ferramentas para ajudar a melhorar esse processo. Claro, tudo depende de esforço e dedicação para consertar os erros e ganhar mais desenvoltura.

A primeira dica para se expressar melhor é quanto ao conteúdo, se realmente está coerente, se realmente existe uma linha de raciocínio a ser seguido e etc. O segundo ponto é quanto a forma que você passa esse conteúdo, se você está com a animação correta e com o estado emocional adequado. Você não pode, por exemplo, falar que está feliz e aparentar apatia ou tristeza, pois sua expressão e o que está sendo dito irão passar mensagens conflitantes.

A terceira questão é analisar a sua imagem visual como um todo. Você pode se gravar falando e apresentando algo e verificar se há ou não harmonia entre o que você fala e como você gesticula, entonação da voz e movimentos. A auto análise é importante, assim você pode ver o que precisa melhorar em você mesmo.

Veja mais detalhes em:

Curso Neuro Persuasão Avançada
Curso Neuro Persuasão Avançada (André Buric) → Análise Completa + Bônus
7 Motivos para Identificar se o Curso Neuro Persuasão é Para Você
André Buric ⇝ Quem É? (Curso Neuro Persuasão Avançada)

Se inscreva em nossos eventos:

Workshop da Neuro Persuasão e Influência Cerebral – Neuropersuasao.com.br
Semana da Reprogramação Cerebral – Reprogrameseucerebro.com.br
BrainPower | A Sua Academia Cerebral

QUER LER A TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO?

Muita gente me pergunta “André, como eu faço para desenvolver a minha comunicação, como é que eu faço para me expressar melhor, para gesticular melhor?” E hoje eu vou dar uma dica prática de como eu fiz e como funcionou muito comigo.

Fala pessoal! André do BrainPower – A Academia Cerebral e criador do método neuro persuasão e esse é mais um vídeo da série diária sobre neuro persuasão em que você vai aprender a cada dia uma técnica, uma ferramenta nova para você colocar em prática e aumentar o seu poder de persuasão, impactar as pessoas, cativar as pessoas e hoje a gente vai falar especificamente de uma ferramenta que eu uso e que eu coloco em prática para efetivamente melhorar minha comunicação, dia após dia eu tenho usado e tem funcionado comigo, eu quero dividir com você também, para você poder colocar em prática e ter esse benefício.

Primeiro ponto que eu preciso dizer antes de dizer a ferramenta, é que você não pode e não deve se comparar a outras pessoas, porque você precisa ser você, você precisa ter a sua personalidade, você precisa conseguir se comunicar com sua maneira. Se você ficar imitando os gestos, imitando maneira que as pessoas se comunicam, você vai ter uma comunicação ilimitada e isso é perceptível pelas outras pessoas. Não tente replicar o que as outras pessoas fazem, você precisa criar de fato a sua personalidade.

Dito isso, eu gosto realmente de fazer essa ressalva para que ninguém fique querendo imitar outras pessoas, assiste alguém na televisão e fala “eu gosto do jeito que ele gesticula, eu gosto do jeito que ele fala”, não faça isso, identifique a sua maneira de se comunicar. Porém, você pode e deve melhorar a sua maneira dia após dia, recomendo que você faça isso exatamente dessa maneira que você está vendo agora, eu gravo as minhas apresentações, eu gravo o jeito que eu realmente eu estou ali me comunicando, porque eu consigo visualizar e quando você visualiza é como se fosse um terceiro te olhando, é muito diferente você gesticular, você falar, você tentar se expressar e você achar que está tudo ok, mas quando você olha pela câmera você vê “nossa, que coisa horrível que ficou aquilo, não vou mais fazer aquele gesto”, então você realmente entendeu que aquele gesto não funciona ou você pode perceber que a sua comunicação ela está muito seca, ela não tem impacto, seu rosto não muda, a sua comunicação de fato ela é somente verbal e isso talvez seja uma das piores coisas que a gente pode fazer.

Comunicação verbal é uma parte, sim, importante, mas ela é uma parte talvez menos importante do que o restante da sua comunicação. O jeito que você se porta, o jeito que você já gesticula, todo o restante forma um composto, esse composto é o composto que vai passar uma mensagem. Se você disser para uma pessoa que você está feliz e você visualmente não está feliz, ela vai acreditar na parte visual e ela vai simplesmente desconsiderar o que você disse, então realmente é muito importante que o composto, que o conjunto seja harmônico, que o conjunto faça sentido. Então é uma única maneira para você ver se o conjunto faz sentido, é você assistir ao conjunto como um todo e a maneira correta de fazer isso é se gravar. Grave que seja com o celular, não importa se realmente é uma gravação profissional, isso é o de menos, o que importa mais é você conseguir se visualizar e eu sugiro alguns pontos de visualização.

Primeiro, se você consegue formar o seu raciocínio e levar a pessoa até onde você gostaria que ela chegasse, esse é um ponto, é um ponto mais de conteúdo. Segundo, é para se realmente o seu conteúdo ele está sendo passado com a animação correta, com o estado emocional que você quer passar, se você quer persuadir uma pessoa você tem que estar animado, se você está desanimado a pessoa não quer te seguir, ela não quer ouvir o que você tem a dizer. Então, se é alguma coisa realmente que você quer levar a pessoa, para que ela entre em ação, faça alguma coisa, você precisa fazer, levar, conduzir emocionalmente a pessoa para aquele ponto, não só conduzir o conteúdo, mas conduzir a emoção também, então sugiro que seja esse segundo ponto de análise. Analise se você realmente consegue persuadir visualmente, persuadir emocionalmente e persuadir do ponto de vista de conteúdo também a pessoa.

Ponto dois é esse, o terceiro ponto é a sua imagem visual como um todo, a harmonia do que você fala, isso passa por tudo, pela sua expressão facial, pelos gestos que você faz, pelo composto inteiro da sua imagem, você tem que olhar para sua imagem, olhar para você e falar “realmente tem uma coisa harmônica aí que pode funcionar, tem alguma coisa que é atrativa, que não é chata de se assistir”. Se você conseguir passar essa imagem para você mesmo, a gente tende a ser mais chato com a gente mesmo do que a gente é com as outras pessoas, porque a gente vai ouvir e falar “não gosto da minha voz”, a gente olha para gente e vai começar a procurar defeitos e então é sim um bom ponto a autoanálise, porque a gente naturalmente é mais crítico com a gente mesmo.

Se a gente tiver tranquilo com a nossa apresentação, tem uma chance grande que as outras pessoas também vão gostar, então faça isso, realmente acho que você vai começar a perceber dia após dia alguma coisa a melhorar e te digo de primeira, não tente melhorar tudo ao mesmo tempo, identifique algo que você quer melhorar, faça uma nova gravação melhorando aquele ponto e quando você fizer essa gravação, você vê se deu certo ou se não deu certo. Se deu certo, ótimo, passo dois, você identifica uma nova coisa que você precisa se desenvolver, algo que você ainda acha que não está muito redondo e você vai lá e trabalha aquele ponto também, e assim você vai dia após dia e não tem jeito de você não melhorar, porque você realmente faz passo a passo, se você quiser fazer tudo de uma vez, eu acho que a chance é muito baixa que você tenha sucesso nesse percurso, então vai passo a passo que eu acho sim que você vai ter um resultado muito bacana.

E essa é a sacada de hoje, ela é uma sacada mais prática, mas que eu sugiro que você pegue e coloque em prática imediatamente para ver o benefício, para começar desde já esse crescimento, essa progressão e essa sua evolução, então essa é a mensagem de hoje e eu queria deixar um recadinho final para você, mas você já sabe, se você gostou desse conteúdo, eu aguardo o seu comentário aqui embaixo dizendo como é que você vai colocar em prática, alguma ideia que você acha legal, se você acha que isso pode contribuir com alguma pessoa, marca essa pessoa aqui embaixo também ou encaminhe o vídeo para ela. Em algum lugar aqui nessa tela tem um botão para você assinar o canal do BrainPower, automaticamente você vai receber o vídeo de amanhã, você vai ser notificado, todos os novos vídeos que saírem na série neuro persuasão e você vai ter a chance de optar assistir ou optar não assistir, mas isso só ocorre se você tiver inscrito aqui nesse canal, então eu aguardo a sua inscrição, aguardo o seu comentário e a gente vai se vê então agora no próximo vídeo, até lá!