Como deixar uma pessoa DESESPERADA para te ouvir? | Neuro Persuasão por André Buric

Como deixar uma pessoa DESESPERADA para te ouvir? | Neuro Persuasão por André Buric
5 (100%) 278 votos

Prender a atenção das pessoas em uma conversa, palestra ou apresentação é uma arte. Ninguém gosta de estar falando algo, tentando vender uma ideia ou produto e não conseguir fazer com que as pessoas se interessem pela mensagem que está sendo passada, por mais IMPORTANTE que ela seja.

O interessante é que a maioria das vezes o erro não está na própria mensagem, mas simplesmente na forma que você a passa. Para conseguir prender a atenção de qualquer pessoa é preciso deixá-la curiosa. Isso significa não entregar toda a informação que você tem para falar de uma vez só e sim aos poucos.

A técnica chamada de “Loop” é exatamente isso. Em uma conversa, se você quer manter a pessoa atenta ao que você está falando, garantir a curiosidade dela no assunto é essencial. Apesar da conversa ir se desenrolando, deve-se fazer isso aos poucos, sem contar tudo de uma vez, alimentando a curiosidade de quem está ouvindo até o desfecho, o final da apresentação ou da conversa.

É como uma novela, a cada capítulo alguns elementos vão se revelando, mas outros segredos vão surgindo, para que os telespectadores assistam ao próximo capítulo e assim por diante. Portanto, o Loop é crucial para que se interessarem pelo que você tem a dizer, além de valorizar muito mais a informação que você quer entregar. Confira detalhes no vídeo abaixo!

Veja mais detalhes em:

Curso Neuro Persuasão Avançada
Curso Neuro Persuasão Avançada (André Buric) → Análise Completa + Bônus
7 Motivos para Identificar se o Curso Neuro Persuasão é Para Você
André Buric ⇝ Quem É? (Curso Neuro Persuasão Avançada)

Se inscreva em nossos eventos:

Workshop da Neuro Persuasão e Influência Cerebral – Neuropersuasao.com.br
Semana da Reprogramação Cerebral – Reprogrameseucerebro.com.br
BrainPower | A Sua Academia Cerebral

QUER LER A TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO?

Imagine se chegasse agora no seu celular a seguinte mensagem “eu preciso muito falar com você, assunto sério”, o que você acha que aconteceria dentro do seu cérebro? Fala pessoal! André do BrainPower – A Academia Cerebral e criador do método Neuro Persuasão e este é mais um dos vídeos da série diária sobre neuro persuasão, para você aprender uma tática, uma ferramenta, para se tornar uma pessoa mais cativante, mais instigante e automaticamente tem muito mais impacto na sua comunicação, se tornar uma pessoa de muito mais impacto e o assunto de hoje é um assunto muito interessante, um assunto que com certeza você vivencia ao longo do dia, ao longo de tudo que a gente faz, só talvez não tenha ficado tão evidente que o poder e o impacto que ele tem.

Nesse exemplo que eu dei, o efeito ele realmente ele é muito pesado dentro do nosso cérebro. Quando alguém diz para gente “eu preciso muito falar com você, assunto sério” e só, a nossa mente ela começa a imaginar o que poderia ser, porque foi criada uma lacuna, você quer muito completar aquela lacuna, você quer saber qual é aquela informação que falta, mas você não sabe e a gente começa a visualizar as piores coisas possíveis. Inclusive aconteceu comigo, eu estava na academia fazendo meus exercícios, de repente um amigo meu tentou me ligar, eu não consegui atender e eu falei “estou saindo aqui da academia, eu te ligo daqui a trinta minutos”, ele respondeu “ok, eu preciso falar com você, um assunto pesado” e eu tinha alguns negócios acontecendo com aquele amigo, algumas parcerias e tal e eu comecei a imaginar um milhão de coisas. A primeira coisa que eu fiz foi parar tudo, eu deixei os pesos que eu estava usando, eu saí da academia, fui para rua e liguei para ele, só que aí ele estava no almoço, ele nem viu o telefone, ficou virado para baixo, ele não conseguia nem saber que eu estava ligando e eu fiquei aquele tempo todo imaginando tudo o que poderia ter acontecido, que a pessoa não ia pagar, que não ia ter o negócio, que deu alguma coisa errada e o nosso cérebro realmente, eu comecei a perceber isso nessa situação, a gente começa a visualizar as coisas piores, porque se a pessoa tem um alerta para a gente, tende a ser algo negativo no nosso entendimento, então a gente começa a realmente visualizar todos os possíveis cenários e eu simplesmente não conseguia mais voltar para academia, eu não conseguia fazer mais nada, eu só pensava naquilo.

Eu falava “nossa, como é que eu falo com ele? Será que aconteceu isso, será que aconteceu aquilo? Eu não fiz mais nada, fiquei paralisado e é isso que acontece com o nosso cérebro, é óbvio que nesse contexto é exagerado, ele não é positivo nem negativo, mas essa técnica, essa tática ela pode ser utilizada como uma excelente ferramenta para deixar a outra pessoa positivamente interessada no que a gente está falando e antes até de explicar como você pode usar isso no seu dia-a-dia, pensa nas novelas, esse é um outro exemplo de um uso da mesma ferramenta, a ferramenta se chama “loop”. O que significa “loop”? Você deixa um loop aberto, ou seja, você entrega uma parte da informação e deixa a outra parte faltando, a pessoa não consegue completar aquela informação e ela fica simplesmente maluca, querendo saber o que está acontecendo e é isso que realmente acontece nas novelas. Pensa, todo final de capítulo tem sempre um gancho ou vários ganchos para os outros capítulos, né? Quando você já está ali no meio da novela, inclusive, tem um gancho para a cena seguinte, tem um gancho para outra cena, só que realmente as novelas, elas evoluíram muito e são vários ganchos ao mesmo tempo, não é mais só aquele gancho no final que dá um link para o segundo capítulo ou o terceiro, para o capítulo seguinte, não.

O que as novelas fazem é que toda a cena, ela tem um gancho para a cena seguinte. Se você reparar não é uma mesma cena que se completa automaticamente, acaba uma cena e aí começa uma outra história e você fica curioso com aquela história, então de repente é um personagem x, que está falando com um y e aí acaba, fica um gancho, você ficar maluco querendo saber o que acontece ali, e aí começa a história da personagem A com o personagem B e você não sabe o que aconteceu com X e com o Y e você fica maluco querem saber, mas tem uma outra história acontecendo e antes dele fechar aquela história, ele deixa um outro loop, o autor da novela deixa outro loop na história do personagem A e do B, e aí você quer saber o que aconteceu no A e no b e ele vai lá, ele fecha o loop da primeira história, do X e do Y, então ele começa a fechar um, só que quando ele fecha um, já tem outro aberto, então sempre tem algum loop aberto e você pode e deve usar isso na sua comunicação.

Se você disser para as pessoas simplesmente toda informação de bate pronto, você fica uma pessoa sem graça. O que você tem que fazer é realmente deixar as pessoas instigadas no que você está fazendo e isso é muito positivo, porque realmente faz com que a informação flua, que a pessoa queira receber e quanto mais curiosa ela está para receber, mais ela vai absorver aquela informação. Então se você deixar um loop, colocou outra informação no meio desse caminho e quando você for ali fechar aquele loop, ela realmente vai estar muito mais ávida a conhecer aquele conteúdo, então se é algo relevante para você, você não deve entregar de bate-pronto, porque tudo que você entrega de bate-pronto, a pessoa tem uma sensação de que não têm tanto valor.

Se você deixou o loop aberto, ela vai ficar pensando “nossa, eu quero isso, eu quero isso” e quando você entrega ela fala “meu deus, me dá isso” e ela absorve isso com muito mais intensidade, então como é que você pode fazer isso? De repente, eu poderia ter começado a fazer esse vídeo dizendo “olha, hoje eu vou ensinar uma técnica para vocês, que é muito poderosa e ela faz automaticamente toda a sua comunicação ser muito mais instigante, a pessoa simplesmente fica vidrada no que você tem para falar e ela não consegue desligar até que você conclua a sua frase e isso você pode colocar em prática amanhã, só que para te ensinar isso, eu quero antes falar de um outro assunto, ou seja, deixar um loop aberto e aí eu venho para esse novo assunto que eu inseri e eu começo a trazer uma nova discussão, falo ” Olha, de repente a persuasão, ela pode ser utilizada em várias situações, ela pode ser utilizada profissionalmente e pessoalmente, mas pouco importa nesse momento o que eu estou falando aqui, porque a sua cabeça ainda está maluca ali querendo descobrir aquela primeira informação e depois que eu abri esse outro assunto e deixar mais um louco, aí sim eu volto para fechar, ou seja, se a sua conversa tiver sempre um loop aberto, ela sempre vai ser muito mais instigante e isso não é das coisas mais fáceis de serem feitas, você precisa treinar, praticar, inserir loops artificialmente no primeiro

Momento, porque depois começa a ser muito mais natural, você começa a perceber que quando você entrega a informação de bate pronto, realmente o valor é muito menor e você não vai mais querer fazer isso, você vai querer começar a inserir loops, e isso surge naturalmente com a prática, com o treino e você vai sentir o efeito. Depois que você sentir o efeito, eu sempre digo que o resultado faz com que a gente repita as coisas que dão certo e a gente não para mais de usar essa tática e ela é efetiva demais, então eu sugiro que você comece por mais que soe artificial no primeiro momento, coloque em prática nas situações que talvez não sejam tão prejudiciais, que você possa implementar e não tem um impacto sem soar artificialmente, porque talvez soe um pouco mais artificial em um primeiro momento até que você ganhe um pouco mais de traquejo e aí sim a coisa começa a fluir de um jeito muito mais interessante, você sim se torna muito mais instigante. Eu sugiro fortemente que você coloque essa tática, inclusive essa tática é muito complementar a tática do vídeo seguinte que eu vou falar, porque realmente as duas coisas em conjunto se potencializam, se você perceber eu acabei de criar um novo loop a respeito do próximo vídeo, que realmente ele é muito poderoso e especialmente complementar ao assunto de hoje.

Se você gostou desse assunto, eu peço para deixar aqui embaixo nos comentários falando como é que você vai colocar em prática, em que momento você acha que isso pode contribuir com o seu dia-a-dia, profissionalmente e pessoalmente, onde você acha que isso pode realmente te contribuir e mais do que isso, mostre, coloque aqui embaixo os comentários onde você visualiza isso acontecendo, eu dei o exemplo das novelas, aonde mais você vê isso acontecendo e repare se essas coisas onde você vê o loop de fato acontecendo, não são muito mais instigantes, não são muito mais interessantes de assistir e a gente realmente fica muito preso a esse tipo de coisa. Essa é a mensagem de hoje, deixa aqui embaixo o seu comentário, meu pedido final. Em algum lugar aqui nessa tela tem um botão para você se inscrever no canal do BrainPower e automaticamente amanhã, você vai receber esse vídeo que eu falei que ele é extremante complementar ao assunto que a gente acabou de falar hoje, então deixo um enorme abraço, deixo você com um recadinho final e até amanhã!